Origens

Acontece no Direito é um blog que tem como objetivo principal informar os acontecimentos do Judiciário, ao tempo que também pretende oferecer o espaço para quem atua nessa área, levando informações e noticias pertinentes ao mundo Jurídico. Desta maneira, os envolvidos na matéria em questão terão oportunidade de se atualizar, solidificar o conhecimento e atribuir à estes novas informações. Para enaltecer e abrilhantar ainda mais esta ferramenta de comunicação, os professores, coordenadores, bem como outros profissionais da area, terão tambem seu espaço para postagem e informação que serão atualizadas semanalmente. E, finalmente, aqui também será postado "entretenimento". Festas, Eventos, Aniversariantes, Depoimentos... Ajude-nos a colaborar com nosso próprio crescimento profissional. Envie-nos sua sugestão para: acontecenodireito@yahoo.com.br

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Inversão de valores sociais


Impressionante como este tema não se esgota nunca, impressionante como os problemas sociais estão saindo das telas dos televisores e batendo nas portas de cada cidadão, assim como as doenças que ainda não tem cura, epidemias que víamos assolar as sociedades de outros países, furacões, intempéries climáticas, homossexualismo etc.; Tudo aquilo que víamos apenas na TV e nos orgulhávamos pelo nosso país não viver tais problemas, hoje não é mais possível nos orgulhar disso, pois temos todos eles.
Vivemos em uma sociedade onde existe um conflito muito grande entre sobrevivência e poder, as pessoas precisam trabalhar para sobreviver a alimentar a máquina do estado, e para isso se tornam profissionais de vários segmentos como: advogados, publicitários, jornalistas, policiais etc.
Este modelo social, faz com que as pessoas percam sua própria identidade,tornando-as apenas profissionais, ou seja, deixamos de ser os filhos de nossas mães para nos tornarmos os profissionais ideais para a sociedade que vivemos, exemplo: quando perguntamos a alguém para que se apresente, ela fala a profissão que exerce, ou seja, deixou todo o ensinamento familiar para dizer que é advogado , jornalista, sendo que isso é apenas uma forma de ganhar dinheiro para sua própria subsistência na sociedade.
Desta forma, vimos pessoas despreparadas se tornando profissionais em todos os segmentos e  principalmente os policiais, que lidam diretamente com a população e com a segurança pública, eles  não tem a menor idéia dos valores que eles estão protegendo,pois constantemente, trocam tiros  em local público, colocando pessoas inocentes e crianças em risco, ou seja, valorizando muito mais um bem móvel que muitas vezes estão devidamente segurados à proteção de um bem muito mais valioso que é a vida.
A banalização da violência urbana e os crescentes índices de criminalidade amedrontam cada vez mais a população brasileira. Não se vive hoje sem o medo constante da agressão física ou moral; não se consegue mais estabelecer um sentimento de segurança plena.
O quadro se agrava com a constatação da incapacidade da polícia em controlar ou diminuir essa onda de violência utilizando-se do sistema tradicional de Segurança Pública. Isso porque a ação isolada das diversas forças policiais e o policiamento repressivo, feito exclusivamente por homens fardados, caracterizado pelo excesso de burocracia e pela má formação dos oficiais, já não são suficientes.
Essa violação diária da ordem pública, contudo, está prestes a extrapolar o limite do suportável pelo homem, se é que já não extrapolou. O caminhar da humanidade está numa encruzilhada: ou se faz alterações sérias nas políticas de segurança pública, ou se chegará ao estado da inviabilidade da vida na Terra.
Conhecer e estudar o sistema constituem o primeiro passo na luta contra a violência. Mas não bastam. É preciso o engajamento sincero e comprometido dos que acreditam na mudança. É preciso que se elaborem medidas realmente eficazes e possíveis de serem executadas, despidas de toda e qualquer intenção eleitoreira. É preciso uma mudança de mentalidade, em que as pessoas não aceitem passivamente a violência, e realmente lutem contra ela. É preciso que se restaurem valores éticos e morais, de preservação da dignidade humana. É preciso que as pessoas se unam em prol de um mesmo objetivo. Enfim, é preciso uma mudança de paradigmas, o que requer tempo e esforço, mais esforço do que tempo.